RELÓGIO

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

JANEIRO

01/01/1865 – Morte de Alexandre Baraúna no combate de Paissandu (Guerra do Paraguai). Mesmo havendo desencontradas versões sobre a existência do cabloco mossoroense que nos campos de batalha teria dado a mais exuberante prova de heroísmo, constitui um dever cívico dos conterrâneos terem bem viva a lembrança de uma homenagem à sua memória. Alexandre Baraúna pertenceu à 5ª Companhia do 3º Batalhão de Infantaria. Ele era filho de Justino Paredão e Rita Paredão, moradores do bairro Paredões. Onde possuía seu pai uma tenda de ferreiro, de que era mestre. O jornalista apodiense Martins Vasconcelos, em artigo publicado no seu jornal “O NORDESTE”    , EDIÇÃO DE 22 DE SETEMBRO DE 1925, argumenta com depoimento verbal de parentes e pessoas que conheceram o bravo mossoroense tombado..................
01/01/1892 – Posse do 5º Intendente Municipal de Martins, Noé Jerônimo Soares, nomeado pela Junta Governativa: Cel. Francisco de Lima da Silva, Dr. Joaquim Ferreira Chaves e Dr. Manoel do Nascimento Castro e Silva, que administrou o município até 5 de outubro de 1892, quando foi substituído pelo Coronel Genuíno Fernandes de Queiroz, primeiro intendente de Martins eleito pelo voto direto e secreto, fato histórico ocorrido a 4 de outubro de 1892.
01/01/1902 – Tilon Gurgel do Amaral ergue a primeira casa de alvenaria no lugar na época denominado de Brejo, hoje Felipe Guerra, mais precisamente localizado na Rua Tilon Gurgel, na Cidade Baixa. Foi o marco inicial da cidade. Pelo pioneirismo, coragem e confiança no trabalho, em 7 de janeiro de 1981, pela passagem dos 100 anos  dessa obra, o fundador recebeu uma justa homenagem, familiares e amigos que ali colocaram uma placa com os seguintes dizerem: “ESTA CASA, CONSTRUÍDA POR TILON GURGEL, MARCO INICIAL DA CIDADE. PELO SEU PIONEIRISMO, CORAGEM E CONFIANÇA NO TRABALHO, A HOMENAGEM FAMILIARES E AMIGOS NO ANO DO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO.
01/01/1926 -  Severiano Melo toma posse no cargo de intendente municipal, juntamente com seus colegas: Francisco Ferreira Pinto, Sebastião Batista, Antonio Moreira de Souza, Manoel José Dantas  e  José Freire de Oliveira .
01/01/1956 – Criada em Mossoró a Sociedade Beneficiente de Mossoró
01/01/1957 – Os irmãos Francisco Adaelson Régis e Francisco Naelson Régis foram assassinados na então povoação de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo, a golpes de faca-peixeira, pelos elementos Antonio Barbosa de Oliveira, Francisco Santos Gomes e Aldeci de Melo.
01/01/1964 – instalação do município de Governador Dix-sept Rosado, que teve como primeiro prefeito o senhor Joel Carlos de Oliveira, nomeado pelo então governador Aluízio, que governou até 1 de fevereiro quando passou o cargo para o senhor Severino Ramos Vieira, primeiro prefeito constitucional dix-septense, eleito em  1º de dezembro de 1963.
01/01/2002 – Teve início em Rodolfo Fernandes o funcionamento do Posto de Atendimento nos Correios, o Bradesco – o maior banco privado do país. Rodolfo Fernandes e Tibau foram as duas primeiras cidades potiguares a receber o Banco Portal.
01/01/1993 – Fundada em Caraúbas a Secretaria Municipal de Esportes, pelo prefeito Raimundo Gurgel Júnior, que teve como primeiro secretário o senhor Francisco Hamilton Bezerra, que exerceu o cargo até 30 de janeiro de 1993, passando para o senhor Gilmar Marques de Souza.
02/1/1839 -  Início da construção da casa da fazenda Tapaihum, a mais antiga da região do Apodi. Essa casa, hoje situada no sítio Santo Antonio, neste município, é a mais antiga da região, construída por Pedro Gomes de Oliveira, um apodiense, residente nas cercanias do povoado de Melancias, o qual à época foi contemplado com uma sesmaria. No ano de 1873, as terras de Pedro Gomes foram vendidas a uma pessoa conhecida popularmente pela alcunha de Chicão, que adquiriu essa propriedade com a finalidade de montar uma fazenda de gado. Como o empreendimento não deu certo, o mesmo em 1877 vendeu a fazenda a pessoa de Lucas de Tatão, também residente em Melancias, em Apodi. Em 1891, o senhor Bevenuto Holanda, casado com Laurinda Holanda, dono do casarão da fazenda Passagem Limpa, confinante do senhor Lucas de Tatão, comprou a fazenda Tapaihum. No ano de 1918, Bevenuto Holanda venceu essa propriedade ao senhor Francisco Freitas Nunes, casado com Antonia Nunes de Freitas. Com a morte de Francisco Nunes, essa fazenda passou para seu filho de nome João Elesbão de Freitas, vulgo “Carneiro”, nascido em 27 de outubro de 1910 e falecido em 23 de março de 1988, casado com Maria Isalda de Holanda.
02/01/1865 – Morte de Alexandre Baraúna no combate de Paissandu (Guerra do Paraguai). MESMO HAVENDO DESENCONTRADAS VERSÕES SOBRE A EXISTÊNCIA DO cabloco mossoroense que nos campos de batalha teria dado a mais exuberante prova de heroísmo, constitue um dever cívico dos conterrâneos terem bem viva a lembrança de uma homenagem à sua memória. Alexandre Baraúna pertenceu à 5ª Companhia do 3º Batalhão de Infantaria. Alexandre era mossoroense, filho de Justino Paredão e Rita Paredão
02/01/1936 – Criado o Ofício de Registro Civil do povoado de João Dias, município de Alexandria, através do Decreto nº 69/36, sancionado pelo Interventor Raphael Fernandes Gurjão (24/10/1891 – 11/06/1952)
02/01/2006 -  João Jacinto de Oliveira – “JOÃO FISCAL”, Secretário Municipal de Agricultura de Apodi, não resistiu a um infarto e morreu em sua residência.
03/01/1857 – Nasceu em Martins Antonio Carlos Fernandes Pimenta, mais tarde presidente da Intendência de Apodi, mais precisamente em 1889. Depitado em três biênios. Foi Promotor Público na Comarca de Apodi. Faleceu em Natal no dia 25 de março de 1899.
03/01/1954 – Instalação do município de Itaú, que teve como primeiro prefeito o senhor Luiz Manoel de Oliveira Filho, nomeado pelo governador Silvio Pedroza.
03/01/1857 – Nasceu em Martins, Antonio Carlos Fernandes Pimenta. Chefe político em Apodi e Caraúbas, deputado provincial, escreveu monografia sobre o Olho d’Água do Milho. Faleceu em Caraúbas a 25 de março de 1899.
03/01/1977 – Fundação da APAMI da cidade de Boa Saúde-RN.
03/01/1985 – Fundação do Diretório Municipal de Apodi do extinto PFL, atual Democratas,  que teve como primeiro presidente o senhor Francisco Paulo Freire
03/01/1987 - inauguração da Praça da Saúdade, na cidade Alta, em Felipe Guerra.
03/01/1993 – A pessoa de Zenon Antonio da Silveira, natural de Governador Dix-sept Rosado, que residia na Rua Santídio Gurgel, s/nº, em Governador Dix-sept Rosado, suicidou-se em sua residência no endereço acima mencionado.
04/01/1883 – Nasceu na povoação de Itaú Maria Úrsula Pinheiro, esposa  de Fausto Pinheiro da Silva.
04/01/2000 -  O  gerente do Banco do Brasil, agência de Apodi, senhor Henrique Holanda Neto, m andou interditar as ruas que dá acesso a agência, usando tábuas com pregos de 3 centímetros. A intenção do gerente era de impedir que as quadrilhas de assaltantes se aproximassem do banco como aconteceu no dia 18 de dezembro de 1999, quando  vários homens fortemente armados assaltaram o Banco do Brasil.
04/01/2003 –UVA-universidade Estadual Vale do Acaraú, com sede em Sobral-CE, iniciou aulas em Caraúbas, na Escola Estadual Sebastião Gurgel, com o curso de Pedagogia em Regime Especisl, ministrado em parceria com o Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior (IBRAPES), entidade com sede no RJ que tem como diretor o professor Hudson Brandão. Foram aprovados 36 candidatos no vestibular realizado em novembro de 2002. O primeiro Coordenador da Uva em Caraúbas foi o professor Raimundo Naldo de Oliveira, especialista em Pedagogia e mestrado em Educação
04/01/2007 – a GOVERNADORA Vilma de Faria esteve em Apodi para a inauguração da Central do Cidadão, localizada na Av. Mal. Floriano, s/nº - Centro, que teve como primeiro diretor a pessoa de Sales irmão de Simão.
5/01/1899 -  Ocorreu no distrito de São Sebastião, posteriormente Sebastianopollis e atual cidade de Governador Dix-sept Rosado, o assassinato do sub-delegado de polícia, senhor Basílio Quaresma , quando acusaram injustamente de conivência nesse homicídio a pessoa de Manoel Joaquim, este constituiu como seu defensor o advogado Antonio Rodrigues.
05/01/1838 – Nasceu em Apodi, Manuel Antonio de Oliveira, historiador de vasto conhecimento sobre acontecimentos desenrolados na região durante os Séculos XVII e XVIII. Homem de inteligência lúcida e de aprimorada memória, foi de uma dedicação limitada pela história dos municípios oestanos do Rio Grande do Norte, notadamente de Mossoró que muito lhe ficou  devendo pela vastidão de seu conhecimento, divulgada através das melhores fontes informativas do Estado: Instituto Histórico e Geográfico do Estado, órgãos de imprensa, etc. São de autoria de Manuel Antonio de Oliveira Coriolano as mais remotas pesquisas da  nossa história.
    Faleceu em Apodi no dia 28 de dezembro de 1930.
05/01/1924 – Nasceu em Mossoró –RN o Coronel MILTON FREIRE DE ANDRADE, filho de Afonso Freire e de Maria Bandeira da Mota Freire Era capitão do Exército Brasileiro quando foi comissionado ao posto de coronel PM para comandar a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Assumiu a PM no dia 15 de outubro de 1964, recebendo do coronel Silvio Ferreira da Silva e comandou até 18 de fevereiro de 1970, quando passou para o coronel Benedito Celso de Camargo Pereira. Foi presidente do Conselho Estadual de Trânsito. Chefiava a 24ª Circunscrição de Recrutamento (24ª CR), do Ministério do Exército, em Natal-RN. É patrono da Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Natal, criada pela  nº 6.721, de 7 de dezembro de 1994 e instalada em em 20 de dezembro de 1994, que teve como primeiro comandante,  o coronel Franklin Firmino da Silva, que comandou até 2 de setembro de 1997, quando passou o cargo para o Tenente coronel Ilo Bezerra Damasceno. O Coronel Milton Freire faleceu no dia 30 de dezembro de 1978.

05/01/2002 – Os apodienses passaram a contar com a programação da Rede Tropical de Televisão – TV Tropical de Natal. Os equipamentos foram instalados em uma torre encravada na Chapada do Apo e foram garantidos através de uma parceria do Sistema Tropical e Prefeitura Municipal de Apodi, através da Assessoria de Comunicação, o jornalista Márcio Morais. Em Apodi,,,,, canal 6.
06/01/1762 – Com a presença do Juiz Miguel Caldeira Pinto Castelo Branco e do tenente Coronel José Gonçalves da Silva, Diretor dos índios do Apodi, além do Capelão da Armada Pedro Lourenço Xavier de Souza Carvalho e de elevado número de pessoas influentes de Portalegre, foi feito o lançamento da primeira pedra da construção da Martins de Nossa Senhora da Conceição, na Viala de Portalegre.
06/01/1883 – Fundação da Libertadora Mossoroense, em Mossoró. Foi a primeira sociedade no Estado a libertar os escravos
06/01/1954 – Instalação da APAMI de Caraúbas.
06/01/1955 – Instalação de uma agência dos Correios nos povoados de João Dias e Pilões, no município de Alexandria.
06/01/1985 - por volta das 16 horas, ocorreu uma grande tragédia na lagoa do Apodi, quando cinco pessoas de uma família faleceram afogadas nas águas da lagoa. As vítimas foram: Raimundo Valcides Pinto Filho natural de Apodi, nascido em 21 de julho de 1952, filho de Raimundo Valcides Pinto (25/12/36) e de Maria de Lourdes Bezerra Pinto (24/06/1934) e sua esposa Terezinha Nonato de Oliveira,  e os filhos José Otto de Oliveira Pinto, Wanderlando de Oliveira Pinto, Vânia Maria de Oliveira Pinto. Valcides era escrivão da Delegacia de Polícia de Apodi.
06/05/2005 – Faleceu em Mossoró o comerciante Lúcio José da Silveira, mossoroense, nascido a 16 de dezembro de 1925, proprietário das Lojas do Papai, em Mossoró.
06/01/2006 – o agricultor Edson Vieira de Lima e um outro homem conhecido popularmente pela alcunha de Galego foram mortos com vários tiros de espingarda calibre 12. O homicídio duplo foi registrado numa estrada carroçável de Baixa Grande, distante 20 Km da cidade de Caraúbas.
07/01/1805 – Casou-se em primeiras núpcias o Coronel Vicente Ferreira Pinto, com Joaquina Mariana de JERSUS, FILHA DE Manoel João de Oliveira e  Antonia Maria de Jesus.
07/01/1842 – Em virtude da lei Provincial nº 71, de 10 de novembro de 1841, procedeu a primeira eleição para vereadores à Câmara Municipal de Martins, à época denominado de Maioridade. Nessa data foram eleitod os seguintes vereadores: Agostinho Fernandes de Queiroz, Vicente Praxedes Benevides Pimenta, Manoel Peixoto Dantas, Manoel Ferreira da Silva Camaru, Zacarias Ferreira da Silva e Clemente Gomes de Amorim
07/01/1946 – Celebração da primeira missa na povoação  de Ipueira de São Braz, no município de Alexandria, atual cidade de Tenenete Ananias, pelo padre Padre Carlos Theisen, então vigário da Paróquia de Alexandria.
07/01/1970 – FUNDAÇÃO DA Igreja de Cristo da cidade de Apodi, pelo pastor Antonio Dantas.
07/1/2000 – o desembargador Rafael Godeiro concedeu liminar ao mandato de segurança impetrado pelo prefeito de Alexandria, José Bernardino da Silva, do Partido Democrático Brasileiro, afastado do cargo desde 9 de setembro de 1999.
07/01/2002 – Uma equipe da Secretaria da Ação Social fez implantação do Portal Alvorada em Rodolfo Fernandes – um Programa do Governo Federal que coordenará as ações de todas as demais programas sociais contemplados, como Bolsa-Alimentação, Bolsa-Escola, PETI e até mesmo o programa Saúde da Família.
07/01/2004 -  instalação da Vara Cível da Comarca de Apodi, que teve como primeiro titular, o Dr. Breno Valério Fausto de Medeiros, nomeado em 6 de janeiro, conforme DOE de 6/1/2004, que permaneceu no cargo até o mês de abril de 2006, quando foi substituído pelo Dr. Marcos José Sampaio de Freitas Júnior
07/01/2005 -  O bacharel Renato da Silva Oliveira assume a DP de Apodi, recebendo a delegacia do Dr. Francisco Edivan de Queiroz e delegou até 18 de outubro de 2005, passando o cargo para o bel. José Célio Oliveira Fonseca.

08/01/1986 -  começou a produzir o campo  de produção da Petrobras do   Canto do Amaro, localizado numa área de 135 quilômetros quadrados entre os municípios de Mossoró, Areia Branca e Serra do Mel.
08/01/2000 – O diário Oficial do Estado publica a decisão do desembargador Rafael Godeiro, garantindo a volta do prefeito de Alexandria, José Bernardino da Silva, afastado do cargo em 9 de setembro de 1999.
09/01/1971 – Instalação da Junta do Serviço Militar na cidade de Pilões
09/0//1999 – O preso de justiça Carlos Márcio de Lima, 24, conhecido por “TOTOCA”, natural de Apodi, foi assassinado no bairro do Bico Torto, em Apodi, por dois homens ocupando uma moto Honda e armados com pistolas 7,65. Totoca foi morto após receber liberdade condicional, no dia 6 de janeiro, uma sexta-feira.
09/01/2000 – A barragem de Santa Cruz transbordou pela segunda vez, com uma lamina de 30 centímetros, acumulando 4 milhões de metros cúbicos d’água. Estava com metros de altura.
09/01/2001 – Os motoqueiros de Alexandria, por determinação da Promotoria Pública e do comandante da 3ª Companhia, passa a usar capacete de segurança.

09/01/2003 – Estréia da coluna “ALEXANDRIA E PERSONALIDADES”, no jornal O Mossoroense, editado em Mossoró, assinada por Geomar Nogueira, o qual começou essa coluna com a seguinte abertura: Seja bem vindo o ano de 2003 e com muita satisfação que assumo este especo dedicado a Alexandria, espero realizar este trabalho com ética e responsabilidade, fazendo sempre o possível para levar até as pessoas o que de melhor existe em Alexandria e no seu povo. E por esta razão escolhi esta coluna o nome “ALEXANDRIA E PERSONALIDADES”. Vamos começar mostrando a alegria de todos os alexandrienses que foram ao Jegue
O Mossoroense, cardeno Regional, página 4. do dia 9 de janeiro de 2003-Quinta-feira.
10/01/1700 – o padre Jesuíta Felipe Bourel, alemão de Agripi, fundou a Missão de São João Batista da Lagoa do Apodi, no local passou a receber a denominação de Córrego da Missão.
10/01/1912 – Inauguração  da Escola Isolada, atual Escola Estadual Ferreira Pinto, na cidade de Apodi, que teve como primeiro diretor o professor Lourenço Gurgel de Oliveira
10/01/1920 – O maestro Miguel Ananias Pereira Gadelha, natural de Acari-RN, funda a Banda de Música de Alexandria, hoje denominado de Glícia Fernandes de Souza. Miguel foi músico de Felinto Lúcio Dantas, Manoel Capitão e José Capitão, conhecido por ‘Dedé Capitão”, nascido em Uiraúna-PB.
10/01/1920 – Morreu no Rio de Janewiro, Alexandrina Barreto Chaves, nascida na povoação de Barriguda no ano de 1847, filha de Domingos Velho Barreto, casada com Joaquim Ferreira Chaves, ex-governador do Rio Grande do Norte. Alexandrina foi homenageada recebendo o nome de Alexandria.
22/01/1922 – Nasceu em Alexandria, Valdemar de Souza Veras, filho de Manoel Emídio de Souza e Maria Veras Diniz. Deputado estadual e prefeito de Alexandria. Faleceu a 25 de novembro de 1983.
10/01/1933 -  Benedito Dantas Saldanha assume o cargo de prefeito do Apodi
10/01/1993 -  realizada pesquisa paleontológica, a cargo do professor Leon Diniz D. de Oliveira, que  realizou escavações no sítio Lajedo, em Apodi, encontrando farto material fóssil, representativo de diversos animais pré-históricos, como preguiças e tatus gigantes maestodontes, toxodoentes, onças, ccães e etc.
10/01/2002 -  O agropecuarista Antônio Cardoso, 58 anos, que residia na Travessa Baltazar Barbosa, na cidade de Caraúbas, foi assassinado com dois tiros de espingarda calibre 12 mm. O crime aconteceu por volta das 17 horas, na porteira da Fazenda Santa Luzia, que dá acesso ao Sítio Belém. Em 19878 a vítima havia atropelado e matado uma mulher na RN 117. Há cerca de 20 dias, a viúva de Antonio Cardoso recebeu um telefonema dizendo que ela iria ficar viúva.
11/01/1821 – Nasceu em Assu, Jerônimo Cabral Raposo da Câmara. Bacharel de Olinda, diretor da Instrução Pública, deputado provincial, governador da província de 1871-1872, Chefe político, fundador de jornais, era conhecido pelo apelido de dr. Loló. Faleceu em São Paulo a 24 de maio de 1900.
11/01/1888 -  Foi realizado o primeiro Tribunal do Júri Popular na comarca de Apodi, nessa data foi julgado o réu João Pereira da Costa, que sofreu uma pena de 14 anos. O Juiz de Direito de Apodi naquela época era o Dr. Lodolfo Herculano Marinho Falcão.
11/01/2008 – O procurador-geral do Estado, Francisco de Sales Matos, assinou a escritura pública de doaçãoo, pelo Governo do Estado, de um terreno de 50 hectares localizado no Sítio Lagoa do Clementino, no município de Apodi, para a instalação do Centro Federal de Educação Tecnologia-CEFET.
12/01/1889 – Feita a primeira Certidão de óbtito no Cartório de Caraúbas, foi a recém-nascida Ana Bezerra da Conceição, nascida a 10 de janeiro de 18899, filha de  Canuto Bezerra de Puna e de  Cacilda Maria da Conceição.
12/01/1951 – O senhor Oscar Leite de Oliveira foi eleito por unanimidade por seus companheiros para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Alexandria, como também, para o cargo de vice-prefeito, tendo em vista que o titular, senhor Zuca PATRÍCIO FOI ELEITO DEPUTADO ESTADUAL.
12/01/1971 – Inauguração do sistema de energia elétrica de Paulo Afonso, na cidade de Tenente Ananias.
12/01/1983 – Inauguração do novo prédio da Delegacia de Polícia de Severiano Melo, situado na Rua Projetada, atual João Severiano de Melo, nº 128, pertencente ao Governo do Estado e patrimônio público da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, construído pelo governador Lavoisier Maia Sobrinho, em convênio com a Prefeitura Municipal de Severiano Melo, na gestão do saudoso Sobrinho Ferreira. Atualmente esse prédio necessita de uma reforma, tendo em vista que, se encontra em péssimas condições de uso, não oferecendo as mínimas condições, nem para os policiais, nem para os presos de justiça e de ocorrência.
12/1/1992 – Inauguração da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Severiano Melo, que teve como primeiro pastor o senhor Severino Coriolano.
13/01/1893 – Nasceu em Catolé do Rocha-PB, Otoni Maia, filho do Capitão Adolfo Fernandes Mia e casou-se em 2 de maio de 1913, com a caraubense Maria Cristina Maia, nascida em 6 de abril de 1893, filha de João Cícero Pereira e Silva e Antonia Quitéria da Silva, com os seguintes filhos: Dr. Olavo Maia, Onézimo Maia, Onevaldo Maia, Otoniel Maia, Ozias Maia, Oto Maia e Onézio Maia
13/01/1979 – Teve  início a 1ª Semana Universitária de Apodi, promovida pela Associação Cultural de Estudantes de Nível Superior-ACENIS, com a seguinte programação: exposição de pacas de artesanatos, cinema de arte, esportes, esposição de peças de museu, lazer, palestras sobre temas da atualidade, folclore, curso sobre teatro, gincanas e etc.
12/01/1993 -  A pessoa de Antão Jonas da Costa, natural de Governador Dix-sept Rosado, que residia na Travessa Salviano, s/nº, suicidou-se em sua residência.
13/01/1985 -  Por volta das 8 horas, na Rua Joaquim Teixeira de Moura, em Apodi, ocorreu um acidente de trânsito em que foi vítima a pessoa de Cantídio Urbano da Silva e o condutor do veículo foi o senhor Francisco Gurgel.
13/01/1912 – Nasceu na Vila de São Sebastião, posteriormente Sebastianopolis, atual cidade de Governador Dix-sept Rosado  Severino Ramos Vieira, primeiro prefeito constitucional dix-septiense. Filho de Bevenuto Gonçalves Vieira e de  Luzia Joaquina de Jesus. Casou com Saturnina Carlos Vieira, onde houve cinco filhos. Faleceu em 3 de fevereiro de 1977.
13/01/1992 – Quando brincava com seus filhos, na área de sua casa, o advogado Antonino Benevides Carneiro é assassinado com vários tiros de espingarda calibre 12. O advogado era assessor da Câmara Municipal. A Polícia atribuiu a autoria intelectual do crime ao então prefeito Raimundo Amorim Fernandes, “Zimarr Fernandes”, e execução do delegado de polícia, na época, tenente Gabriel Pires.
13/01/1985 -  O preso de Justiça João Batista Coriolano, vulgo “JOÃO DE MUNDICO”, aproveitando da inexperiência do Soldado PM nº 83.169 – Raimundo Rodrigues da Silva, que encontrava-se de cabo de dia na DP de Apodi, momento em que o mesmo estava jantando, momento em que o referido preso  ainda  encontrava-se na sela com a porta aberta, fugiu pelo interior da delegacia.
13/01/2003 -  Felipe Guerra foi palco  no início da madrugada desta datas de uma tragédia, ocorreu naquela cidade um duplo homicídio envolvendo três pessoas integrantes de uma mesma família. O Soldado PM Nº  97.323 – ZUINGLO ALVES DE GOIS, natural de Felipe Guerra-RN, nascido em 3 de fevereiro de 1971, filho de Edivaldo Vicente da Silva e de Irene Cardoso de Góis, que era lotado na 7ª Delegacia Regional de Polícia, em Patu, foi assassinado com seis cutiladas de faca-peixeira  desferidas pelo seu primo, o agricultor Elenilton Leite de Souza, 29 anos. O assassino, por sua vez, foi morto minutos depois com tiros de pistolas pelo irmão de Zuinglo de nome Zuilton Alves de Góis, vulgo “Bolo”.
    O soldado Zuinglo, ainda agonizando no local em que foi surpreendido, entregou a sua pistola calibre 380 para o irmão Zuilton Alves, 30 anos, que acabava de chegar “in-loco” .A morte foi vingada minutos depois pelo irmão do soldado. Existia uma grande rivalidade entre Zuinglo e Elenilton motivada por uma prisão feita pelo policial que há tempo atrás havia o detido na Delegacia de Polícia de Felipe Guerra e no dia do ocorrido os dois se encontraram em um bar na rua Paula Barra, no bairro Cidade Alta. O primo do policial falou com o primo e disse que as divergências entre ambos a partir daquela data estavam acabadas e continuaram no estabelecimento. E em certo momento Elenilton foi a banheiro e ao retornar já de arma em punho sem que Zuinglo notasse, apertou a mão do primo e com a outra mão desferiu a primeira cutilada de faca-peixeira na vítima,
14/01/1871 -  o tenente Francisco César Rego Barros assume a titularidade da Delegacia de Polícia de Apodi.
14/01/1934 – Posse do 4º prefeito de Alexandria, na pessoa do Coronel Manoel Emídio de Souza, que governou o município até 19 de setembro de 1934
14/01/1978 – Funda-se em Apodi a ACENIS-Associação Cultural de Estudantes de Nível Superior, que teve como primeiro presidente, o estudante Pedro Terceiro de Melo.
14/01/1871 -  o tenente Francisco César Rego Barros assume a titularidade da Delegacia de Polícia de Apodi.
14/01/1944 Fundação da Igreja de Cristo na Vila de Itaú, município de Apodi
14/01/1992 –  O soldado PM Geraldo Virginio de Souza assassinou a pessoa de  Enitônio Gomes de Aguiar. O homicídio aconteceu na cidade de Rodolfo Fernandes, quando os irmãos  Enitônio Gomes de Aguiar, José Eilson Filho,Martins Gomes de Aguiar e o soldado Geraldo Virgínio encontravam-se no Bar de Marcelo Eumanes Araújo Pinto, localizado na Rua Manoel Nobre, quando ocorreu uma discussão e em seguida provocando um tiroteio, onde nesse episódio a pessoa de Enitônio foi morto no local, e o soldado Geraldo saiu gravemente ferido. O motivo desse fato foi por causa de ciúme, tendo em vista que Enitõnio,  e o soldado Geraldo gostava da mesma mulher.
14/01/1992 –  O soldado PM Geraldo Virginio de Souza assassinou a pessoa de  Enitônio Gomes de Aguiar. O homicídio aconteceu na cidade de Rodolfo Fernandes, quando os irmãos  Enitônio Gomes de Aguiar, José Eilson Filho,Martins Gomes de Aguiar e o soldado Geraldo Virgínio encontravam-se no Bar de Marcelo Eumanes Araújo Pinto, localizado na Rua Manoel Nobre, quando ocorreu uma discussão e em seguida provocando um tiroteio, onde nesse episódio a pessoa de Enitônio foi morto no local, e o soldado Geraldo saiu gravemente ferido. O motivo desse fato foi por causa de ciúme, tendo em vista que Enitõnio,  e o soldado Geraldo gostava da mesma mulher.
15/01/1963 – O deputado Jerônimo Vingt Rosado Maia apresenta na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei sugerindo a criação do município de Governador Dix-sept Rosado.
15/01/1991 -  o TAXISTA Francisco Martins do Nascimento foi assaltado e morto na RN 117, trecho Mossoró/Governador Dix-sept Rosado. Os assaltantes levaram o veículo da vítima, um Gol.

15/01/1999 – Fundação da Associação de Desenvolvimento Esportiva Cruzeiro, com sede na cidade de Rodolfo Fernandes. A PRIMEIRA DIRETORIA FICOU ASSIM CONSTITUÍDA: Antonio Benedito da Silva, PRESIDENTE; Valter Luiz do Nascimento, VICE-PRESIDENTE, Francisco Raimundo Nonato Medeiros, DIRETOR e Geraldo Barbosa da Silva, SECRETÁRIO.
20/01/1930 – Chega às brutas matas virgens de Serrote dos Gatos, atual cidade de Rodolfo Fernandes, o senhor Francisco Régis Filho, “CHICO MELO”, fundador dessa comunidade, que denominou de Gatos.
20/01/1956 – Iniciada a construção da agência dos Correios de Rodolfo Fernandes.
31/01/1964 – Instalação da Primeira Câmara Municipal de Rodolfo Fernandes, ficando assim constituída: José Honório Cavalcante. Raimundo Silvano de Freitas, Expedito Gomes de Paiva, Expedito Bento de Oliveira, João Régis de Melo, José Bessa Cavalcante, Francisco Barbosa Filho, Antônio Simão de Araújo e José Alves de Souza. A Câmara foi presidida por Delprest Pinheiro do Rego, vice-prefeito.
31/1/1965 – Instalação da 1ª Câmara Municipal de Severiano Melo, que teve como primeiro presidente, o vice-prefeito João Batista de Melo Filho.
24/02/1961 – O Cabo PM Celso Vieira de Paula (Martins, 18/05/1938) é nomeado subdelegado de polícia da Vila de Rodolfo Fernandes, município de Portalegre.
28/02/1963 – Instalação do município de Rodolfo Fernandes com a posse do senhor João Câncio Vieira (20/07/1905 – 20/07/1989), prefeito interino, nomeado pelo então governador Aluízio Alves.
19/03/1937 – Benção da capelinha de São José em Rodolfo Fernandes, benzida pelo padre Carlos Theisen (10/06/1879 – 24/02/1962).
31/03/1990 – Promulgada a Lei Orgânica do Município de Rodolfo Fernandes, composta de 270 artigos na parte permanente e 10 artigos nas Disposições Finais Transitórias, contendo 91 páginas, dividida em 38 capítulos, cujos capítulos estão subdivididos em 23 seções., elaborada pelos seguintes vereadores constituintes:
    - JOSÉ HONÓRIO CAVALCANTE
    - JOSÉ MONTEIRO MARTINS
    - FRANCISCA VASCONCELOS DE SOUZA FREITAS
    - ANTONIO REINALDO N ETO,
    - BENIGNO FERREIRA LEAL
    - FRANCISCO FREITAS CAVALCANTE
    - IVAN BRASIL DE ARAÚJO
    - FRANCISCO GOMES DE OLIVEIRA
    - FRANCISCO GOMES DE FRANÇA.
01/04/1965 Instalação do munciípio de Taboleiro Grande, desmebrado de Rodolfo Fernandes, que teve como primeiro prefeito o senhor Manoel Inácio Alves Souza, “Tonheiro”,  nomeado pelo governador Aluízio Alves, que governou até 14 de fevereiro de 1965.

25/04/1940 -  A profewssora Raimunda Régis de Melo instala na povoação de São José dos Gatos, atual cidade de Rodolfo Fernandes, sua escola particular.

Fernandes, desmembrado do de Portalegre, com uma área territorial de 289 quilômetros quadrados. 09/05/1984 -  Inauguração da rodovia estadual 386, ligando a cidade de Rodolfo Fernandes ao entroncamento da Br 405, no município de Itaú.
12/05/1954 – Chega na vila de Rodolfo Fernandes a pessoa de  Francisco Maia de Lucena, vindo de Portalegre. Em 15 de novembro de 1972 foi eleito prefeito de Rodolfo Fernandes.




15/01/2002 – Apodi ganha viveiro de mudas para arborizar a cidade, denominado de “Apodi mais verde”.
16/01/2003 –  O mototaxista José Ferreira de Lima, 32 anos, que reside no bairro  Leandro Bezerra, foi vítima de uma emboscada, fato registrado na rua Baixa Fluminense, na cidade de Caraúbas, planejada por um homem não identificado e armado com  uma espingarda calibre 12 e usando um capuz para dificultar a sua identificação.
17/01/1960 – Inauguração da Maternidade Claudina Pinto, em Apodi.
19/01/1895 – Chega nas brutas matas virgens hoje denominado de Sítio urbano, o cearense Mizael Urbano, se tornando assim o dono de todas as terras da região, como também se apossava de animais que passavam em sua propriedade.
17/01/1715 – Faleceu Manoel Nogueira Ferreira, paraibano, nascido a 15 de maio de 1655, filho de Matias de Freitas Nogueira e Antonia Nogueira Ferreira, fundador do Apodi em 16 de abril de 1680.
17/01/1956 – nomeação do capitão José Antonio da Silva, para o cargo de delegado de Polícia de Areia Branca
17/01/1957 -  O sargento PM José Felix Bezerra toma posse na Delegacia de Polícia de Itaú, recebendo a DP do sargento Severino Ramos do Nascimento, delegando até 26 de junho de 1957, quando foi substituído  pelo 1º Sargento Vicente Laurentino da Silva.
1/01/1954 – O senhor Leonel AssunçÕ ASSUME O CARGO DE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE Pendências.
18/01/1888 – Nasceu em Assu, Luiz Correia Soares de Araújo. Professor, diretor de grupos escolares, um dos fundadores da Associação de Escoteiros do Alecrim e seu principal animador durante mais de quarenta anos.. recebeu a mais alta comenda do escotismo internacional: o Taipr de Prata. Faleceu em Natal a 13 de agosto de 1967
18/01/1890 – O decreto nº 09/90, dissolveu todas as Câmaras de Vereadores e criou o Conselho de Intendência Municipal, que nas cidades se compunha de 5 membros e nas vilas de 3, os quais seriam nomeados pelo Governo.
18/01/1954 – Fundação da Associação Rural de Itaú, que teve como primeiro presidente o senhor Cícero Monteiro Cavalcante.
18/01/1984 – o subtenente Francisco Ferreira Pontes assume a função de delegado de polícia de Apodi, recebendo do  subtenente Pedro Mumbaça Cavalcante, delegando até 28 de janeiro quando passou o comando  para o sargento Lourival Florêncio de Queiroz.
18/01/2008 – Lançamento do livro “3ª COM/2º BPM – BRAÇO ARMADO DA SOCIEDADE DA CHAPADA E VALE DO APODI”, de autoria do Subtenente Jota Maria, com solenidade realizada na sede da Companhia de Apodi, iniciada com uma missa celebrada pelo padre Theodoro  oferecida a alma do saudoso soldado Raimundo Nonato, assassinado em Mossoró no dia 9 de janeiro de 2008. Em menos de uma hora foram vendidos 100 exemplares do livro.
19/01/2005 – Inauguração do primeiro edifício com 20 andares na cidade de Mossoró, o condomínio Rafael Negreiros, localizado na Rua 6 de Janeiro, no bairro Santo Antônio

20/01/1869 - Sagrado o Cemitério Público de Caraúbas, obra do então prefeito do Apodi Joaquim Correia de Oliveira Lima. Reformado pelo prefeito Onézimo Maia,cuja inaiguração ocorreu em 21 de abril de 1954.
20/01/1871 – o padre Pedro Soares de Freitas, vigário colado de Caraúbas, com pompa, procede a benção da Matriz, sob a invocação do Glorioso Mártir São Sebastião.
20/01/1872 -  Construção da CAPELA de São Sebastião em Governador Dix-sept Rosado, cuja construção ocorreu devido a uma promessa de dona Catarina de Amorim Oliveira, casado com o fundador, o capitão Sebastião Machado de Aguiar
19/01/1983 -  Registrou-se um incêndio na Usina da COOPERMIL, causado por curto circuito, causando danos materiais m algumas máquinas e na estrutura do prédio localizado no  bairro Cruz de Almas. O presidente da COOPERMIL, senhor Diomédio Alves prestou queixa na Delegacia de Polícia ao sargento Raimundo Ferreira dos Passos
20/01/1929 – instalação da agência dos Correios na então vila de Pedra de Abelhas, atual cidade de Felipe Guerra.
20/01/1930 – Chega às brutas matas virgens de Serrote dos Gatos, atual cidade de Rodolfo Fernandes, o senhor Francisco Régis Filho, “CHICO MELO”, fundador dessa comunidade, que denominou de Gatos.
20/01/1956 – Iniciada a construção da agência dos Correios de Rodolfo Fernandes.
20/01/1930- O padre Francisco Scholz, faz a benção da então capela e atual paróquia de São Sebastião, em Governador Dix-sept Rosado.
20/01/1952 - É fundada a APAMI-Associação de Proteção a Assistência e Infância de Alexandria, reconhecida como de utilidade pública através da lei nº 720, de 23 de dezembro de 1952. A primeira diretoria ficou assim constituída:
PRESIDENTE – Patrício de Figueiredo Neto
VICE PRESIDENTE – Oscar Leite de Oliveira
PRIMEIRO SECRETÁRIO – José Ananias de Souza
SEGUNDO VICE PRESIDENTE – Onací Carneiro Vaz
PRIMEIRO TESOUREIRO – João Patrício de Figueiredo
SEGUNDO TESOUREIRO – João Vieira Diniz
CONSELHO FISCAL – Letício Cavalcante de Figueiredo, Benedito de Paiva Cavalcante e Francisco Fernandes Maia.
20/01/1958 -  A  Capela de São Sebastião da comunidade de MELANCIAS, EM Apodi foi benzida pelo padre José do Vale.
20/01/1991 -  o 1º tenente PM Severino Pereira da Costa assume o comando do então  Pelotão PM de Apodi,
20/01/1995 – circula o primeiro número do jornalzinho de Rodolfo Fernandes “CORREIO MUNICIPAL”, informativo mensal, com impressão através de mimeógrafo, com stêncil à álcool.  Recebendo do também 1º tenente Josenildo Freire Liberando, comando até 15 de fevereiro de 1992, passando o cargo para o tenente João Maria dos Santos.
20/01/2001 -  Instalação da 3ª CPM/2º BPM, sediada em Apodi e abrangente aos municípios de Caraúbas, Campo Grande, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, que teve como primeiro comandante o 1º tenente PM  Rodrigues.
20/01/2000 –  O escrivão de Polícia José Luiz de Araújo (Nova Cruz-RN, 07/02/1959) assume o Cartório da Delegacia de Polícia de Apodi.
20/01/2000 -  Maria das Graças dos Santos Freire (Natal, 21/11/1958)assume o setor administrativo da Delegacia de Polícia de Apodi
20/01/2004 – O  AGROPECUARISTA Lauro Marinho Maia Júnior, conhecido como ‘Júnior de Laura”, natural de Apodi, nascido em  5 de outubro de 1969, filho de Lauro Marinho Maia , que residia na Rua Nossa Senhora da Conceição, 262, no centro de Apodi, veio óbito no Hospital Regional Tarcísio Maia, depois de permanecer por três dias sob constantes cuidados médicos na tentativa de recuperar-se de um ferimento à bala. Ele foi alvejado com vários tiros na noite do dia  17 de janeiro, quando jantava na companhia da mulher em uma pizzaria.
    De acordo com as informações obtidas pela reportagem do jornal Gazeta do Oeste, Laura Marinho foi surpreendido por dois homens que chegaram até ele em uma moto. Um dos desconhecidos, que estava de capacete, desceu do veículo, aproximou-se da vítima, efetuou vários disparos e em seguida fugiu do local. A vítima foi conduzido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi , onde recebeu os primeiros procedimentos médicos e em seguida transferido para Mossoró. O Bacharel José Clayton Pinho de Souza era o titular da DP de Apodi.
20/01/2004 -   O segurança Josué de Araújo Silva faleceu no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, depois de ter sido atendido no Hospital Regional Aguinaldo Pereira, em Caraúbas, após colidir de frente com uma carreta na RN 117, entre os municípios de Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado, quando trafegava em sua motocicleta CG 125, de placa MMP-1478. O segurança viajava em sua moto acompanhado de Antonio Alves Fernandes, que foi transferido para Natal em estado grave. De acordo com a Polícia, a colisão foi provocada por um veículo tipo Pampa, que teria fechado o motociclista, que tentou desviar e acabou colidindo de frente com a carreta. O motorista Pedro Paulo Pinto, 51, natural de Uberaba-MG, que dirigia a carreta, apresentou-se espontaneamente à Polícia e disse que tentou parar o motorista da Pampa, que saiu em disparada com destino a Governador Dix-sept Rosado. O motorista da carreta após prestar depoimento foi liberado pelo delegado Clayton Pinho, que também respondia pela DP de Caraúbas.
21/01/1957 – O Diário Oficial desta data publica a nomeaçãoi do subtenente PM Clodomiro Silvestre Maniçoba, alexandriense, nascido em 31 de julho de 1894 e falecido em 1964, para exercer o cargo de delegado de polícia de Alexandria, na vaga deixada pelo 3ª sargento PM Manoel Cândido da Costa.
21/01/1895 – Chega às brutas matas virgens hoje denominado de Sítio urbano, o cearense Mizael Urbano, se tornando assim o dono de todas as terras da região, como também se apossava de animais que passavam em sua propriedade.
21/01/1994 – Sargento Degenack Estevam Ribeiro toma posse no cargo de delegado de polícia do município de Itaú, recebendo a DP das mãos do sargento PM Augusto Bernardo, que delegou até 20 de maio de 1994, quando foi substituído pelo 1º sargento José Bessa de Paiva.
22/01/1875 – Nasceu em Assu, Anna Angélica de Amorim Macedo. Poetisa, colaboradora do “Almanaque do Assu”. FALECEU EM SUA TERRA NATAL A 5 DE JUNHO DE 1906.
22/01/1985 -  A pessoa de Francisco Pereira Gurgel, que residia no sítio Barro Vermelho, suicidou-se em sua residência
22/01/1987 -  Por volta das 21h00, na Br 405, trecho Apodi/Melancias, ocorreu um grave acidente automobilístico, envolvendo o veículo tipo Fiat, conduzido pelo motorista Sebastião  Costa Oliveira, que faleceu “in-loco” e um  Corcel que era conduzido por Francisco Xavier Maia, que saiu gravemente ferido, posteriormente foi transferido para  São Paulo. No Corcel viajava mais 4 pessoas:  Maria Soares Maia , Dina de Souza Menezes Costa, Irene Lira Maia e Maria Arlete Menezes. Faleceram no local as pessoas de  Maria Soares Menezes e Dina de Souza Menezes Costa. As vítimas foram socorridas na Maternidade Claudina Pinto, em Apodi e em seguida foram transferidas para a cidade de Mossoró. Os ocupantes do Corcel viajavam do Acre para a cidade de José da Penha, passando por Mossoró e encontrando um motorista embriagado que fazia  zig-zague na rodovia, causando essa grande tragédia
22/1/2003 -  A FM Alto Oeste muda de denominação, passando a se chamar FM Verdes Carnaviais uma homenagem a cultura de cana-de-açúcar, principal economia da comunidade). Essa emissora de rádio comunitária teve breve existência, tendo em vista que, no dia 30 de novembro de 2003, com apenas dois anos de vida foi extinta, devido a instalação da FM Bom Lugar, com sede na cidade de Severiano Melo
23/1/1864, fundador do sítio Condado, ano de 1920, município de Apodi, hoje no de Severiano melo.
23/01/1971 – Inauguração da estação repetidora de Microondas na cidade de Martins-RN, com a finalidade de, num futuro próximo atender a 17 municípios da Região Oeste Potiguar
23/01/1978 – Conclusão das obras do sistema de abastecimento d’água na cidade de Apodi, construída pela CAERN e inaugurada em 30 de março de 1978
23/01/2000 -  O que era para ser um final de semana de lazer e alegria para os familiares e amigos do estudante Erick Anderson de Lima, 18 anos, e do agricultor José Nilson de Andrade, 36 anos, natural de Apodi, filho de  José Caetano de Andrade e de Maria do Carmo de Andrade, que residiam em Apodi, terminou em tragédia na Barragem Júlio Marinho da Mota. Erick Anderson estava com amigos e familiares pulando da parede da barragem para dentro d’água  e por volta das 13 horas de domingo, e numa das vezes ele não veio à tona. Várias pessoas que tomavam banho na barragem se uniram para retirar  da água o corpo de Anderson, usando redes e tarrafas. A polícia, sem equipamento de mergulho pouco pôde fazer.
    No mesmo local onde Anderson se afogou, os moradores terminaram encontrando, por volta da meia noite, o corpo do agricultor José Nilson, que foi visto pela última vez bebendo com amigos numa barraca ao lado da barragem.
24/1/1965 – realização da 1ª eleição municipal no município de Severiano Melo, com a finalidade de escolher o primeiro prefeito constitucional, vice-prefeito e vereadores.
24/01/2003  -  O Bacharel José Cleyton Pinho, delegado de polícia de Apodi, em conjunto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante de delito o desocupado Valdenir Bezerra do Nascimento em Apodi.  Com ele, foram apreendidos três cartões magnéticos usados para sacar dinheiro de suas vítimas. Valdenir foi preso em sua casa, quando os policiais procuravam informações sobre seu paradeiro.
    O golpe de Valdenir Bezerra foi descoberto quando ele tentou sacar dinheiro de uma vítima no Banco do Nordeste. O caixa, quando solicitou a identidade do correntista, forçou Valdenir Bezerra a fugir, com destino a Mossoró, onde fez vários saques. Valdenir conseguiu sacar r$ 2.260,00 DE João Jânio da Costa.
24/01/1983 – Inauguração do Hotel Balneário do Olho d’água do Borges, no município de Caraúbas, situado nas esquerdas da RN 233, trecho Caraúbas/Apodi
25/01/1841 – O senhor Antonio Ferreira da Costa. Natural de Mossoró – da família Butrago, inimiga  do Padre Francisco Longino Guilherme de Melo (Mossoró, 15/03/1802 – 30/03/1876), é barbaramente assassinado  à margem da Lagoa do Apodi. Foi alvejado com tiros de bacamarte com duas balas que traspassaram o peito, e 8 horríveis facadas de penetrante espada, tudo praticado por uma capanga de nome João Evangelista, natural do Ceará, a mando de  Dona Francisca Gomes de Oliveira, casada com o capitão Francisco Cândido das Chagas de Souza. Mulher varonil e atleta, a pedido do padre mossoroense Francisco Longino.
25/01/1845 – Nasceu em Assu, Elias Antonio Ferreira Souto. Nosso primeiro jornalista profissional, fundador da imprensa diária do Rio Grande do Norte. Abolicionista, terrível jornalista de oposição, fundador do antigo ‘Diário de Natal”, na fasew 1895-1913. Faleceu em Natal a 17 de maio de 1906.
25/01/1854 – Criação do Juizado de Paz de São Sebastião, atual Governador Dix-sept Rosado, que teve como primeiro Juiz de Paz, o senhor Gonçalo Soares de Freitas, que exerceu o cargo até 4 de julho de 1857, passando para seu sucessor, Manoel Soares de Freitas, e  este no cargo até 7 de janeiro de 1861, passando para 3º Juiz de Paz, Raimundo Nonato de Freitas.
25/01/1963 – fundação do Rotary Clube de Mossoró,  com trabalhos sociais voltados para prestar serviços humanitários.

25/01/1990 – Fundação da Escola Evangélica Betel, situada na Rua Cel. Lucas Pinto, nº 40, na cidade de Apodi
25/1/1999 – Fundação da Associação Comunitária e Cultura de Severiano Melo, que teve como primeiro presidente a pessoa de Maria Gorete Melo Monteiro.
25/01/2008 – Fundação e criação da CDL da cidade de Baraúna, que teve como primeiro presidente o comerciante José Maria Júnior.
26/01/1824 – Nasceu em Pernambuco Ana Rosa Emília, primeira professora pública de Apodi, nomeada em 3 de agosto de 1855. Faleceu solteira na cidade de Caraúbas no dia 1º de junho de 1910.

26/1/1946 – Faleceu Severiano Melo, primeiro desbravador desta comunidade, nascido a 8/11/1871. Foi o primeiro defunto velado e sepultado em um caixão de madeira em Bom Lugar. Antes era enterrado em rede. Foi sepultado no Cemitério de Itaú.
26/01/1954 – O senhor Ari Lopes é nomeado escrivão de todos os ofícios de justiça, incluusive o tabelionato, do Cartório de Termo Judiciário de Felipe Guerra, município de Apodi, de acordo com a Lei nº 1.050, de 14 de dezembro de 1953.
26/01/1954 O Decreto governamental, de acordo o artigo 4º, da Lei nº 874, de 19 de setembro de 1953, nomeou o capitão da reserva eremunerada da PM Jospe Gomes de Souza Bastos para exercer o cargo de prefeito do município de Upanema, criadfo pela Lei nº 899, de 28 de janeiro de 1954
26/01/1970 – A energia elétrica de Paulo Afonso chega na cidade de  Governador Dix-sept Rosado.
26/01/1979 – Inauguração do sistema de energia elétrica de Paulo Afonso na cidade de Governador Dix-sept Rosado.
26/01/1986 – Numa rebelião, seguida de fuga, na Penitenciária Dr. João Chaves, em Natal, o caraubense Maurício Bnevides Carneiro é assassinado na porta do presídio.
26/01/1990 – Quando chegava para trabalhar na agência do BANDERN,  em Caraúbas, o funcionário Eriberto Soares Fernandes é assassinado com vários tiros de armas de grosso calibre.
27/01/1869 – Instalação da  primeira Câmara Municipal de Caraúbas, que teve como primeiro presidente, o padre Luiz Marinho de Freitas, assim constituída: Herculano Ferreira da Silva Cumumaru, Bevenuto Praxedes de Oliveira, Coronel Luiz Manoel Fernandes, Bevenuto Genuíno de Brito.
27/01/1889 - O Partido Republicano foi fundado por Pedro Velho em.O local foi a residência do partidário João Avelino, onde funcionou posteriormente o “Grande Hotel”, que mais tarde se transformou no “Fórum da Justiça”, na Ribeira. Pedro Velho inscreveu no partido quase todos os familiares, destacando-se os irmãos Augusto Severo, Alberto, Fabrício, Joaquim e Adelino Maranhão.

27/01/1936 – Instalação do salão do Rádio de Alexandria, pelo Coronel Manoel Emídio de Souza, QUE ADQUIRIU UM RÁDIO, O PRIMEIRO DAQUELA COMUNIDADE E O INSTALOU NESSE salão, onde as pessoas podiam ouvir aquele aparelho falando. Uma curiosidade, naquela época só quem sabia ligar e desligar o rádio era a pessoa conhecida por Zé de Né, que todas as tardes botava o rádio para funcionar e desligava logo após o programa a ‘Voz do Brasil”.
27/01/1979 – o 2º Sargento PM Ilauro Antonio da Silva tome posse no cargo de delegado de polícia de Apodi, recendo do  sargento Severino Emiliano da Silva, delegando até  20 de maio de 1979, passando para seu substituto o 2º sargento José da Silva Freire.
27/1/1980  - Início dos trabalhos da construção da Capela de Santa Luzia, na comunidade de Boa Vista, município de Severiano Melo.
27/01/1946 – Matrimônio do deputado estadual José Patrício de Figueiredo, o conhecedíssimo Zuca Patrício de Alexandria”, com a senhorita Irene Maia de Figueiredo. Ele nascido a 17 de agosto de 1917 e ela nascida em 5 de abril de 1927.
27/01/1996 – O padre italiano Walter Collinj, que estava à frente da Paróquia de Martins há mais de 30 anos, fundou e instalou a primeira emissora de caráter democrático e comunitário do Rio Grande do Norte, a FM Vida, 107,9 Mhz, na cidade de Martins
28/01/1948 – Chega na comunidade de Ipueira de São Braz, atual cidade de Tenente Ananias, a imagem da Sagrada Família – JESUS, MARIA e JOSÉ, recebida com uma grande festa,
28/01/1984 = o 3º sargento PM Lourival Florêncio da Silva tome posse no cargo de delegado de polícia de Apodi, delegando até 28 de abril de 1987, quando foi substituído pelo 1º sargento Ilauro Antonio da Silva.

29/01/1944 – Teve início a construção da primeira casa situada no sítio Ipueira de São Braz, atual cidade de Tenenete Ananias. A construção era de propriedade do senhor João Teodoro de Oliveira.
29/01/1946 – Posse no cargo de delegado de polícia de Alexandria, o tenente PM José de Souza Bastos.
29/01/1949 – Instalação da Comarca de Alexandria, que teve como primeiro Juiz de Direito o Dr, Pedro Viana Neto.
29/01/1956 – Fundação do SINTRACOMM/RN – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção em Geral e do Mobiliário de Mossoró e Região Oeste do Rio Grande do Norte, com sede em Mossoró. Foi reconhecido pelo ministro do Estado dos Negócios do Trabalho em 5 de fevereiro de 1956,
29/01/2003 -  Um caminhão Mercedes-Benz , cor branca, placas AWV-0550-PR, conduzido pelo motorista Claudenir Schouroff, com 26 anos,  resididente na Rua Governador Moisés Lupupin, 101, Centro, em Cafelânia, no Estado do Paraná. O caminhão conduzindo um carregamento de miúdos de frango e porco foi tomado de assalto na BR 405, próximo ao trevo que dá acesso à cidade de Felipe Guerra. Por volta das 20 horas do dia 29 de janeiro de 2003, quatro homens em um Palio de cor branca protagonizaram a ação criminal e após 4 horas abandonaram o veículo na BR 304, em frente ao Posto Brasil, em Mossoró.
29/01/2008 – Inauguração da UTI-Unidade de Terapia Intensiva -  Neonatal Maria Clara, da Maternidade Almeida Castro, na Casa Dix-sept Rosado, na cidade de Mossoró, a única do interior potiguar.
30/01/1855 – Nasceu em Areia Branca, Sebastião de Souza Bastos. Oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Faleceu em 21 de março de 1905.
30/01/2006 -  Registrou-se a primeira fuga na Cadeia Pública “MANOEL ALVES PESSOA”, na cidade de Caraúbas. Fugiram os presos: LUIZ CARLOS ALVES DA SILVA, o “PACAJUS”; PAULO ROBERTO FERREIRA DA SILVA, O “BOLA DE NEVES”;  LEANDRO NEVES DE FARIAS; e JAILTON SATURNO DA SILVA, o “PENETA”.
31/1/1950 -  João Severiano de Melo compra o primeiro rádio do sítio Bom Lugar.
31/01/1951 – o Decreto nº 1.973/51 transfere a Escola Isolada do sítio Caiçara para o sítio Lagoa de Lajes, no município de Alexandria.
30/01/1953 – Instalação do 3º Cartório Judiciário de Alexandria, que yeve como primeiro tabelião o senhor João Patrício de Figueiredo. O SENHOR Raimundo Gomes da Silva foi o primeiro ajudante de ordem, enquanto, Miguel Bento Pereira foi o primeiro oficial de Justiça.
31/01/1964 – Instalação da Primeira Câmara Municipal de Rodolfo Fernandes, ficando assim constituída: José Honório Cavalcante. Raimundo Silvano de Freitas, Expedito Gomes de Paiva, Expedito Bento de Oliveira, João Régis de Melo, José Bessa Cavalcante, Francisco Barbosa Filho, Antônio Simão de Araújo e José Alves de Souza. A Câmara foi presidida por Delprest Pinheiro do Rego, vice-prefeito.
31/1/1965 – Instalação da 1ª Câmara Municipal de Severiano Melo, que teve como primeiro presidente, o vice-prefeito João Batista de Melo Filho.
31/1/1965 – Toma posse o 1º prefeito constitucional da cidade de Severiano Melo, o senhor Rui Bessa Nunes, eleito em 24 de janeiro de 1965.
31/01/1954 – uma grande briga de família entre as famílias Galdino e Freitas. Registrada no prédio da Escola Rural do sítio Córrego das Missões, no município de Apodi, pelas 15 horas, quando remanescentes de uma feira que comumente se verificava naquele lugarejo, estavam se deliciando em “valsas” que ali decorriam em meio de muita animação.
    Um fútil motivo entre membros das duas famílias que não se viam com bons olhos, cada qual preferindo que fosse executada determinada parte para dançar, se consumou no aniquilamento quase total de ambas. É que, conseqüência, teria Delmiro Galdino de Souza, nascido em 6 de julho de 1929, desacatado Francisco de Freitas, este solteiro e aquele casado, atirando um tamborete sobre os peitos, de que resultou terem os irmãos do primeiro se associado à luta, matando o agredido a faca e tiros de revólver. O pai deste, ao ouvir as denotações, logo previu poder tratar-se de alterações provocadas pelos Galdino, de quem era desafeto, indo  ao local, onde “in-loco” foi recebido com um tiro desfechado por Antonio Galdino de Souza, nascido em 10 de maio de 1895, pai dos demais que eliminaram a Francisco de Freitas.
    Ao receber o primeiro tiro que atingiu no antebraço esquerdo, José Manuel revidou a agressão com arma idêntica, atingindo mortalmente Antonio Galdino, e atirando   à morte de seu filho nos que o atacavam, em número aproximado de cinco Galdino.
Saíram feridos em conseqüências, o de nome Delmiro, que veio a falecer às 22 horas do dia 31 de janeiro de 1954; Francisco, hospitalizado no hospital da cidade de Mossoró, com braço da iminência de ser amputado; José Galdino, ferido no couro cabeludo e recolhido à cadeia pública de Apodi; José Manuel de Freitas, que havia galgado a defensiva do prédio da escola, rendendo-se, por último, por falta de munição, para ser morto a corte de faca-peixeira e arma curta pelos Galdino.
Os cadáveres em número de quatro, foram sepultados na manhã do 1º de fevereiro no Cemitério Público São Sebastião em Apodi, em cujo meio teve o fato uma larga repercussão.
José Manoel de Freitas, de 46 anos de idade, e seu filho Francisco de Freitas, de 24 anos, eram moradores do senhor Sólon Nogueira, em uma fazenda de gado  no município de Apodi. Antonio Galdino, de 59 anos, e seu filho Delmiro Galdino, com 28 anos, bem assim os demais sobreviventes em número de sete, residiam no sítio Córrego há pouco menos de dois anos, onde adquiriram terras de propriedades do senhor Otacílio Custódio, conhecido como Preto Custódio.
31/01/1951 – O mossoroense Jerônimo Dix-sept Rosado Maia (25/03/1911 – 12/07/1951), toma posse no cargo de governador do Rio Grande do Norte.
31/1/1965 – Toma posse o 1º prefeito constitucional da cidade de Severiano Melo, o senhor Rui Bessa Nunes, eleito em 24 de janeiro de 1965.
31/01/1986 – Inauguração da Praça Francisco Chagas da Silva, na cidade de Felipe Guerra, uma justa homenagem ao saudos prefeito Francisco Chagas, homem humanitário, homem público, exerceu as funções de vereador de 1965 a 1969; de 1970 a 1973; de 1973 a 21977. Prefeito de 1977 a 1983.
31/01/2006 – O jornal Gazeta do Oeste de Mossoró passou a circular diariamente e polocromia

Nenhum comentário:

Postar um comentário